4 dicas para manter seus funcionários motivados!

Fala-se muito sobre manter a produtividade em um nível alto e no ramo da construção civil não é diferente: como manter seus funcionários em alta performance e motivados? 

No andamento das obras, a medida que o tempo passa o ritmo pode ir decaindo, mas para o processo ocorrer eficientemente o entusiasmo deve ser cada vez mais alimentado e unido a estratégias de motivação para que a equipe se sinta à vontade e execute suas funções com todo potencial.

 

É essencial e super importante para manter a equipe motivada e feliz na realização de suas tarefas. 

O incentivo é fundamental! Buscar o desenvolvimento das atividades com compreensão, empatia e reconhecimento são preceitos básicos para buscar a proatividade e um desempenho positivo do colaborador. 

Para a melhor compreensão do que pode ser feito por você, enquanto mestre de obras, separamos 4 dicas para essa integração positiva do funcionário nas obras:

 

  • Comunicação: seja uma liderança!

Não é ser simplesmente um chefe, ou um mestre de obras e se colocar em posição de hierarquia, mas se apresentar, de fato, como um líder. Estar aberto à sugestões, contar com a participação da equipe nas decisões, inclusão nos processos e manter os funcionários constantemente informados das mudanças e atualizações.

Mantenha seus colaboradores em uma posição confortável e saudável para expressarem suas opiniões, reúna a equipe para debates, delegue projetos e missões importantes, transparecendo confiança à eles, da mesma forma eles terão confiança em você e exercitarão a comunicação sempre que necessário.

 

  • Reconhecimento e recompensas

O reconhecimento é fundamental! Muitas empresas e líderes não exercem o hábito de prover o incentivo dando atenção, visualizando o que foi bem feito. Toda a dedicação do funcionário por trás da execução deve ser válida e reconhecida. 

Medir os resultados alcançados é fundamental, tanto para realinhar estratégias que não estão dando certo, quanto para seguir no caminho que está dando certo. A recompensa é decorrente do reconhecimento, e algumas ações podem ser adotadas seguindo o desempenho do funcionário para beneficiar e mostrar a confiança da empresa nele. Cada vez eles se sentiram mais incentivados a exercer um bom trabalho.

  • Demonstre possibilidade de crescimento 

Oferecer possibilidades de crescimento é uma das alternativas para manter a motivação e empenho da equipe. Transparecer e apresentar caminhos para subir de cargo e aumento de salário oferecendo oportunidades. Um dos exemplos de como isso pode ser passado aos seus funcionários é com o investimento no conhecimento. 

Enquanto líder você pode tomar essa frente, mostrando o quanto você está preocupado com o desenvolvimento do funcionário, reconhecendo o valor dele para a empresa. Essa ação traz vantagens pessoais e profissionais tanto para a pessoa que exercerá o aprimoramento, quanto para o seu negócio, porque cada vez terá um profissional mais envolvido, motivado e com isso, cada vez mais produtivo no processo de obras.

Alguns exemplos de práticas que podem ser realizadas são cursos, treinamentos, workshops, eventos à parte que sejam relacionados com o dia a dia do fluxo de obras.

 

  • Ambiente e fluxo saudável de trabalho

Uma estrutura e um espaço físico de trabalho devem ser muito bem pensados, acarretando todas as condições necessárias para execução das atividades dos funcionários, e nas obras isso também deve ser considerado. 

Usar ferramentas, equipamentos e tecnologias que favoreçam o fluxo de tarefas é um princípio que favorece e muito a proatividade nos trabalhos e o andamento da construção, deixando tudo menos burocratizado. Além de transparecer à equipe a preocupação em facilitar em processos e entender as demandas solicitadas por eles. É essencial oferecer as condições básicas de trabalho para seus funcionários, disponibilizando a eles todos os itens necessários em alta performance.

A jornada de trabalho de cada pessoa também é um ponto a se considerar, ela deve ser justa, sem problemas interpessoais e com estímulos à convivência saudável entre todos. Seus colaboradores podem estar com um fluxo de trabalho exaustivo, por isso, procure sempre avaliar como isso pode estar impactando a equipe e que alternativas seriam melhores para manter a realização dos trabalhos em harmonia. 

 

Aproveite para conhecer os produtos da linha Tytan que podem ser interessantes e super eficazes para as construções civis. Tem alguma dúvida sobre os produtos? Entre em contato conosco pelo telefone (41) 2118-6656 ou vendas@selena.com

Acompanhe também o nosso Facebook, Instagram, YouTube e não deixe de conferir o nosso blog para ficar por dentro de dicas interessantes para seus projetos.