4 dicas para manter um canteiro de obras em ordem

O canteiro de obras é parte fundamental na execução de um projeto, é nele que toda a parte prática da obra acontece. Esse espaço é o local de trabalho, por isso deve ser bem utilizado e organizado, de maneira que garanta a alta produtividade durante todo o serviço e evite possíveis acidentes. Nesse local armazenam-se materiais, produtos e acontecem serviços auxiliares que dão apoio a obra. 

Garantir a organização desse local é responsabilidade de todos os profissionais envolvidos, desde o engenheiro ao determinar os fluxos de trabalho, aos pedreiros e serventes que estão em constante contato e movimento nesse espaço. 

Para entender melhor como seguir esse processo de organização, separamos 4 dicas, confira: 

 

  1. Planejamento;

Seguir um planejamento antecipadamente é a escolha mais adequada para ter um armazenamento bem feito de todos os materiais, insumos, ferramentas e equipamentos utilizados na obra. Ter essa separação e organização interfere diretamente na sequência e agilidade dos serviços, evitando ferramentas jogadas pelo chão ou não separadas dos demais equipamentos. O que facilita também o processo de contagem dos materiais na finalização diária. 

 

  1. Seguimento das normas;

Há normas que determinam a segurança, ordem, saúde e limpeza no canteiro de obras, a NR 18. Nela apresenta-se a importância de os processos acontecerem de maneira coordenada e ajustada, deixando-se livre para trânsito de pessoas, tendo preocupação com a higiene e imagem visual do campo de trabalho. Ela denomina ordens para o setor administrativo, de planejamento e organização, com o foco em seguir sistemas preventivos de segurança em todo o trabalho. Nela separam-se todas as funções e atividades desenvolvidas no canteiro de obras, a fim de ditar procedimentos e atitudes a serem tomadas. 

 

  1. Orientação e treinamento aos profissionais;

Essa também é uma boa forma de manter a organização e limpeza no canteiro de obras, orientando e conversando com os funcionários para manter a limpeza, jogar lixos no local correto, não deixar que essas pequenas coisas limitem a eficiência do trabalho. Mantendo uma boa imagem, limpeza e passando também orientações sobre o uso dos equipamentos, para que não haja dificuldades que podem acarretar em problemas maiores.

 

  1. Equipamentos de Proteção e Manutenção preventiva;

Uma das garantias para o canteiro de obras são os equipamentos individuais de proteção. E quais são esses equipamentos? Óculos, luvas, capacetes e outros, é estabelecido por lei e há fiscalização para assegurar o uso correto destes. Todos os equipamentos precisam de manutenção e ela deve ser feita constantemente. A integridade física dos funcionários é fator principal a ser considerado durante a obra, evitando que aconteçam acidentes ou outros possíveis problemas de execução, prazos e eficiência na realização do projeto. 

 

Segurança, limpeza e organização são os acessos para deixar o canteiro de obras no caminho certo! Entregando projetos incríveis, com eficiência, agilidade e qualidade! 

 

Aproveite para conhecer os produtos da linha Tytan que podem ser interessantes para seus projetos! Tem alguma dúvida sobre os produtos? Entre em contato conosco pelo telefone (41) 2118-6656 ou vendas@selena.com

Acompanhe também o nosso Facebook, Instagram, YouTube e não deixe de conferir o nosso blog para ficar por dentro de dicas interessantes para seus projetos.