4 dicas para otimizar a produtividade nas suas obras!

A produtividade está totalmente relacionada à ideia de otimizar recursos! Nada mais é do que a forma como você usufrui, utiliza e traz soluções objetivas, relacionadas a tempo, custo, mão de obra, transporte, ferramentas, materiais, antecipando possíveis dificuldades com técnicas de gerenciamento bem estruturadas.

Buscar corrigir os problemas é o primeiro passo. O que não está sendo feito para que esse erro venha a acontecer? O que temos como alternativa de solução? Analisar, delimitar e implementar saídas positivas para a situação e ter a melhoria do processo de produção de obras.

Para que você consiga entender melhor quais os caminhos seguir, separamos 4 dicas que vão te dar um olhar inteligente e estratégico na utilização de recursos:

 

1.Planejamento e organização

A elaboração de um planejamento antecipado é o ponto chave para uma evolução positiva no processo de produção de obras. Com o planejamento, os processos são seguidos de forma mais correta, organizada, sistemática e tendo um controle muito mais considerável sobre os prazos, evitando atrasos. 

Dentre os benefícios de seguir um planejamento e instaurar a organização no canteiro, está o mínimo de desperdícios de materiais e a menor ocorrência de desabastecimento deles, além de uma melhor visualização de possíveis erros e empecilhos que podem ser encontrados no caminho.  

 

2. Qualificação da mão de obra

Ter colaboradores com capacitação definitivamente implica na produtividade das suas obras. Oferecer treinamentos, oportunidades, recompensas e outras alternativas para criar vínculo com a empresa são pontos muito importantes e que tendem a fazer uma diferença significativa com relação a produtividade, engajamento da equipe e eficiência da produção.

 

3. Logística no canteiro de obras

É o local onde a obra acontece, então sua logística e praticidade precisam ser analisadas. Deixar o estoque de materiais de maneira acessível, fácil e sem grandes distâncias facilita e deixa o trabalho mais eficaz, além do planejamento de circulação dos trabalhadores como um todo, compreendendo os caminhos possíveis de maneira mais ágil, sem empecilhos na busca pelos materiais necessários naquele determinado momento e atividade na obra. 

A produtividade está diretamente ligada a facilidade de acontecimento dos processos e etapas a serem executados, deixando fluir o trabalho de maneira simples, funcional e otimizando a execução.

 

4. Equipamentos, ferramentas e produtos

Investir nos pertences corretos para serem utilizados na obra, nas máquinas, equipamentos e produtos mais atualizados, modernos e eficazes é garantia de sucesso e produtividade! Toda a tecnologia está em constante descoberta e evolução, e precisamos acompanhar tudo que pode nos fornecer uma qualidade de trabalho superior à atual. Bons materiais proporcionam boas execuções e assertividade na produção!

Além do investimento em matéria-prima, o controle de estoque é fundamental, para que não haja falta de produtos que decorram em possíveis atrasos e falhas nos processos. 

 

Aproveite para conhecer os produtos da linha Tytan que podem ser interessantes e super eficazes para o seu processo de produção de obras! Tem alguma dúvida sobre os produtos? Entre em contato conosco pelo telefone (41) 2118-6656 ou vendas@selena.com

Acompanhe também o nosso Facebook, Instagram, YouTube e não deixe de conferir o nosso blog para ficar por dentro de dicas interessantes para seus projetos.