6 dicas para vender mais materiais de construção no seu atendimento

Para vender mais materiais de construção é preciso que o vendedor esteja atento a alguns detalhes importantes na hora da venda, mas também antes e depois de ela acontecer. Existem algumas atitudes que todo vendedor pode tomar para melhorar a sua performance e vender materiais de construção como nunca.

Neste post, nós trouxemos 6 dicas relativamente básicas para que o vendedor possa mudar a sua postura, sendo mais ativo e aumentando suas chances de vender mais e até mesmo conseguir mais clientes. Depois delas, você encontra uma dica extra que pode melhorar muito suas vendas nos próximos meses.

 

1 – Entenda as necessidades do cliente

O melhor vendedor não é necessariamente aquele que fala melhor e sim aquele que escuta as necessidades do cliente. Ao escutar, o vendedor tem acesso a informações importantes sobre as necessidades do cliente, suas objeções e seu estilo de atendimento.

A partir das necessidades investigadas e identificadas na conversa, é possível ter uma ideia melhor de como vender mais materiais de construção de uma forma que o cliente irá se beneficiar do seu negócio. 

 

2 – Seja um consultor bem informado

Muito além de um vendedor, é preciso que o profissional seja um consultor capaz de informar ao seu cliente as melhores soluções para cada caso. Por isso, é necessário o profissional se informar cada vez mais sobre os produtos e soluções para indicar o melhor ao seu cliente, muitas vezes até mostrando produtos inovadores que facilitam o dia a dia de trabalho.

Posto isso, a dica é investir em capacitação para entender melhor sobre construção civil e os melhores materiais do mercado. No blog da Tytan, por exemplo, você encontra assuntos como “Qual silicone escolher para a obra” ou “Qual a melhor indicação para impermeabilizar a parede”, entre outras dicas.

 

3 – Mostre as novidades e seus benefícios 

Indo de encontro com as informações, você precisa saber também sobre os produtos novos do mercado e seus benefícios que podem melhorar a forma como o profissional trabalha. Um bom exemplo disso é a espuma expansiva que substitui a fixação de portas de chumbamento para assentamento com menos bagunça e mais rapidez no trabalho.

Dentro da linha de espumas, você também encontra a ultra 70 de uso profissional que seca muito mais rápido, além de outros produtos da linha Tytan com alta tecnologia para o seu cliente.

 

4 – Tenha um estoque completo

Não perder venda por falta de produtos é o mínimo que o vendedor tem que fazer para vender materiais de construção. Por isso, é preciso ter um controle adequado de estoque para que nunca falte material na hora do atendimento. 

Aqui no blog da Tytan nós já falamos sobre algumas dicas de como não errar no controle de estoque e você pode ver clicando aqui.

 

5 – Tenha liberdade para negociar

O vendedor precisa ser dinâmico e ter liberdade de negociar sem ter que ficar consultando seus superiores a todo momento. Por isso, analise com o seu chefe quais são os limites de negociação para ter mais autoridade na hora de conversar com o cliente.

 

6 – Acompanhe o pós-venda

Esteja sempre acompanhando o pós-venda para saber se seus clientes estão satisfeitos com a compra e se precisam de algum produto adicional. Isso ajuda o cliente a se sentir importante e incentiva a reavaliação do estoque, resultando em uma possível compra.

 

Dica extra: crie as oportunidades de venda

Essa dica não tem tanto a ver com vender mais materiais de construção no atendimento e sim sobre como conseguir mais oportunidade de venda e mais clientes. Para isso, é preciso que você tenha uma postura mais ativa e corra atrás dessas oportunidades.

Entre em contato com os responsáveis pelas obras em andamento na sua região. Ofereça seus serviços e negocie um pequeno pedido como experiência com o seu negócio. 

Nessa oportunidade de experiência é que o vendedor e a loja de materiais têm a oportunidade de impressionar tanto no atendimento quanto na entrega de outros serviços, ganhando assim mais um cliente fiel.

 

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