Como impermeabilizar uma laje?

A parte da laje é essencial nas construções modernas. Uma laje bem executada traz muito mais do que benefícios estéticos, como maior segurança e boa usabilidade. Parte importante do processo de execução completa é saber como impermeabilizar uma laje.

As lajes podem ser sujeitadas a ações do tempo como chuvas, geadas, raios UV de alta intensidade e outros problemas. Tudo isso pode provocar desgaste na estrutura que vai comprometer não só a aparência da laje, como a segurança da edificação.

Por isso, é preciso conhecer os métodos de impermeabilização eficientes para tal função e saber mais sobre os produtos de impermeabilização que podem ser interessantes para proteger a sua laje.

Mais abaixo falaremos como tudo pode ser feito, mas antes vamos ver um pouco mais sobre a importância da impermeabilização e as vantagens dessa ação em uma laje.

 

Porque é importante impermeabilizar uma laje?

 

Ao impermeabilizar uma laje o profissional vai proteger a estrutura dos efeitos da umidade, como mofo, bolor e o surgimento de manchas escuras. Estes são fatores estéticos que também podem ser prejudiciais à saúde, já que os frequentadores estão expostos aos fungos que crescem na laje.

No entanto, a impermeabilização da laje também protege de efeitos da água que podem causar infiltrações, rachaduras e problema mais graves como corrosão das armaduras e exposição da estrutura. Tudo isso pode ser resolvido facilmente com um pequeno projeto de impermeabilização da laje em questão.

As vantagens de impermeabilizar uma laje são:

  • Maior usabilidade dos ambientes para áreas molhadas
  • Laje faz a substituição dos telhados comuns
  • Evita os danos a estrutura que comprometem a segurança
  • Evita os danos à aparência
  • Conservação da edificação

 

Confira também: Vale a pena investir em Impermeabilizantes para reparo?

 

Como impermeabilizar uma laje de forma correta?

 

O ideal é que se trate a impermeabilização de uma laje como um projeto, analisando todos os aspectos da estrutura, usabilidade e seja executado algumas tarefas antes da impermeabilização. Veja:

  • Fazer o correto nivelamento da laje
  • Execução dos sistemas de drenagem da água
  • Análise do fluxo de pessoas e veículos
  • Opções de uso do ambiente

Tudo isso vai ajudar o profissional a descobrir as melhores formas de impermeabilização da laje. A partir daí, alguns produtos podem ser utilizados para fazer a impermeabilização. Veja algumas opções abaixo:

 

Tytan 1 standard – Aditivo de argamassa e concreto 

 

O produto Tytan 1 Standard é um aditivo impermeabilizante que forma cristais permanentes que preenchem os poros da estrutura de forma a impedir a penetração da água e promover a impermeabilidade de forma irreversível. Ele é inserido diretamente na argamassa ou concreto, mas não altera o tempo de pega ou suas características mecânicas.

Sua forma de aditivo pode ser interessante para compor parte da laje sem comprometer a estrutura. Este produto pode ser uma forma de reforçar a composição da laje criando uma estrutura já impermeabilizada.

Super chapisco standard

 

O Super Chapisco Standard é adesivo líquido com melhor aderência a argamassa de revestimento. Ele também ajuda na redução de fissuras e aumenta a resistência mecânica da estrutura. Sua grande vantagem é poder ser aplicado em superfícies tanto verticais quanto horizontais, como teto.

Por sua alta resistência às mudanças climáticas, o Super Chapisco Standard também é indicado para a impermeabilização de superfícies externas.

Aqua Protect Lajes

 

Com o Aqua Protect você garante uma impermeabilização fácil e confiável para a sua obra. O Aqua Protect Lajes é um produto exclusivo para impermeabilização de lajes na forma de manta líquida que após a sua secagem forma uma membrana flexível, elástica, impermeável e de alta performance.

Sua função é resistir a pressões positivas, passagem de água e manter a laje livre de efeitos da umidade, como o crescimento de fungos e bactérias.

Este é um produto de fácil preparação e aplicação em que serão necessárias 3 demãos aplicadas em um intervalo de 3 horas cada. Após feita a impermeabilização, a laje pode ficar exposta ao sol ou chuva e terá proteção total de suas ações. Entretanto, após a aplicação deve ser feita a proteção mecânica da laje para que em futuros reparos a membrana não seja danificada causando pontos de fragilidade.

 

As opções para impermeabilizar uma laje são diversas e tudo vai depender de como o profissional pretende executar o projeto, levando em conta os detalhes da edificação. Ficou com alguma dúvida sobre a escolha do método de impermeabilização da sua laje? Entre em contato conosco pelo telefone (41) 3026-0306 ou vendas@selena.com. Acompanhe também o nosso Facebook e Instagram, e não deixe de sempre conferir o nosso blog para ficar por dentro de várias dicas para a sua obra.