Como tirar espuma expansiva da mão

A espuma expansiva é um material que veio para melhorar a qualidade do trabalho dos profissionais da construção civil. Trabalhos que antes eram feitos com cimento e outros materiais foram substituídos pela técnica de aplicação de espuma, que além de fixar, ainda oferece outros benefícios como vedação.

No entanto, alguns profissionais ainda têm dificuldades no manuseio da espuma, resultando em desperdício do material e acúmulo do produto nas mãos ou em outras superfícies que não sejam as de objetivo da espuma. 

Por isso, trouxemos algumas dicas simples para você aprender a tirar espuma expansiva da mão e ter melhor aproveitamento deste produto.

O que é e para que serve espuma expansiva

A espuma expansiva é um produto feito à base de poliuretano que tem o objetivo de selar, fixar e vedar superfícies. É comumente utilizada na instalação de batentes de portas, janelas e outras peças para garantir um processo mais limpo e rápido. Ela também ajuda no isolamento e se apresenta resistente aos efeitos do tempo, como poeira, ventos e chuva.

Com a utilização da espuma expansiva, o profissional possui maior controle no nivelamento da peça, podendo entregar um serviço de maior qualidade ao seu cliente, bem como avançar para as próximas etapas em um tempo menor, possibilitando também economia financeira na instalação dessas peças.

Uma vez aplicada entre a alvenaria e a peça, a espuma se expande, completando o espaço livre entre as superfícies, fixando-as e fazendo a vedação e isolamento apropriados. Sua aplicação é bem simples, podendo ser feita com a pistola ou pelo tubo que vem junto com a embalagem do produto. 

Contudo, a aplicação pelo tubo pode ser um pouco mais difícil, por conta da ergonomia, já que a lata precisa estar de cabeça para baixo. Isso pode resultar em acúmulo de espuma nas mãos, na roupa ou outras superfícies. Abaixo nós te mostramos como tirar espuma expansiva da mão. 

Como tirar espuma expansiva da mão de forma adequada

A espuma expansiva pode ser tirada da mão tanto antes quanto depois da cura. O processo é bem simples e você pode usar um produto específico para retirar a espuma com facilidade. O mesmo processo pode ser feito em outras superfícies, como madeira e tecidos. 

Para limpar a espuma expansiva o ideal é utilizar os produtos indicados. A espuma possui alta adesão, principalmente quando curada, então estes produtos são essenciais para uma limpeza profunda que não deixa vestígios da espuma.

Se a espuma ainda não estiver curada, você pode utilizar o Cleaner de espumas Tytan. Agora se a sua mão já contém resquícios da espuma já endurecida, você pode utilizar o Removedor de Espumas Curadas Tytan que é indicado para qualquer tipo de superfície, incluindo a mão. 

Caso você não tenha algum desses produtos, também é possível fazer a remoção da espuma com água morna e sabão em pó. Você pode fazer uma solução com estes dois itens e deixar a sua mão mergulhada por cerca de 10 minutos. Depois disso, procure esfregar com uma escova até que a espuma saia por inteiro.

A solução de água morna e sabão em pó remove a espuma, mas pode oferecer dificuldades aos profissionais. Por isso, recomendamos fortemente o uso de produtos apropriados para tirar espuma expansiva da mão.

Como evitar o desperdício da espuma 

Para evitar o desperdício de espuma, você pode utilizar as pistolas de aplicação de espuma expansiva para melhorar a ergonomia na hora de efetuar a tarefa. Isso facilita para que você faça um trabalho mais limpo, aplicando a espuma somente onde ela for necessária. 

 

Viu como pode ser prático fazer o uso correto e tirar espuma expansiva da mão? Caso você ainda tenha resquícios de espuma expansiva, é possível fazer a remoção sem maiores problemas. 

Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco pelo telefone (41) 3026-0306 ou vendas@selena.com. Acompanhe também o nosso Facebook, Instagram, YouTube e não deixe de conferir também o nosso blog para ficar por dentro de dicas interessantes para a sua obra.