Espuma expansiva: Como aplicar na janela e na porta?

A espuma expansiva é um produto que melhorou muito a efetividade na instalação de portas e janelas, que antes era feita por meio da técnica de chumbamento com cimento. Este processo de aplicação da espuma e instalação de portas e janelas ficou mais simples e rápido, trazendo ainda mais qualidade ao serviço.

Pensando em como este processo de instalação de janelas e portas pode ser facilitado, trouxemos algumas informações de como aplicar a espuma expansiva nos batentes e fazer a correta utilização do material. Mas antes, vamos entender um pouco sobre o produto, sua importância, benefícios e até mesmo sugestões para sua instalação.

O que é e para que serve a espuma expansiva?

A espuma expansiva é um produto selante que é feito à base de poliuretano. Ela é utilizada na construção civil para o assentamento de diversos materiais, incluindo batentes de portas e janelas. A espuma expansiva também ajuda na vedação, isolamento, calafetação e fixação de materiais na obra.

Sua utilização na fixação de portas e batentes ajuda a simplificar o processo, fazer o correto nivelamento, além de fornecer alta resistência a chuva, ventos, poeira e até mesmo neve. Tudo isso facilita o trabalho do profissional na obra e confere uma maior economia financeira na adoção desse material.

A importância da espuma expansiva na sua obra

Optar pela instalação de batentes e janelas com espuma pode fazer toda diferença, pois além do ótimo custo benefício, menor tempo e qualidade no resultado final, este produto que parece simples, pode ser muito poderoso, conseguindo absorver vibrações estruturais, barulho e resistindo à pressão.

Para profissionais que se preocupam com os resíduos é interessante lembrar que o material é reciclável e possui fácil descarte, não sendo prejudicial ao meio ambiente, nem ao ar ou lençol freático. Também é possível fazer a sua remoção com os materiais adequados como o removedor Tytan de espumas curadas (já endurecidas). Como a espuma expansiva da Tytan oferece um tempo menor de cura, pode ser interessante ter o removedor caso precise ser feito algum ajuste na instalação.

Espuma expansiva indicada para instalação de batentes e janelas

A Espuma Tytan Profissional para pistola Ultra Rápida 70 pode ser o produto ideal para que o profissional faça a correta instalação de batentes e janelas. Ela é muito simples de utilizar e possui um tempo de cura acima da média das espumas convencionais do mercado, podendo curar totalmente em até 90 minutos.

Confira também: Ultra 70: A espuma expansiva mais completa do mercado

Essa espuma possui uma boa qualidade em isolamento térmico e acústico, além de ter um ótimo rendimento, ajudando na economia financeira. Em muito menos tempo depois de finalizado o processo de instalação da peça, o serviço já pode ser dado como concluído, o que não aconteceria no caso do chumbamento com cimento.

Como aplicar espuma expansiva na janela e na porta

A espuma expansiva não tem segredo de aplicação e este é um processo muito simples que passa pela preparação, aplicação e acabamento. Veja passo a passo como aplicar uma espuma expansiva na janela e na porta.

Preparação – A parte inicial consiste em nivelar o batente ou janela no local onde a peça será instalada, estando alinhado com a parede. Depois disso, basta umedecer o local onde será aplicada a espuma, que é entre o espaço entre a peça e a alvenaria. 

Aplicação – Depois de nivelada a peça e o local umedecido, basta fazer a aplicação do produto no local de instalação ou reparo. A embalagem vem pronta para te auxiliar na aplicação, mas caso necessário, pode ser interessante investir em uma pistola de aplicação de espuma expansiva para um resultado mais preciso e seguro. 

Acabamento – Depois de respeitado o tempo de cura, é feito o acabamento, com aplicação de massa corrida ou tinta para deixar o local uniforme.

Conseguiu entender como é feita a aplicação da espuma expansiva em portas e janelas? Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo telefone (41) 3026-0306 ou vendas@selena.com

Acompanhe também o nosso Facebook e Instagram. Não deixe de sempre conferir também o nosso blog para ficar por dentro de dicas interessantes para a sua obra.