Como guardar o tubo de silicone aberto?

O silicone é um material muito necessário na vedação de diversos ambientes. Ele pode ser utilizado tanto na construção quanto em reparos a serem feitos em um determinado local. 

Muitas vezes, não é necessário utilizar todo o conteúdo de uma só vez, então é preciso saber a maneira certa de guardar o tubo de silicone aberto sem que ele sofra com as ações do tempo.

Quando o tubo de silicone entra em contato com o ambiente ele pode secar completamente e perder suas propriedades na hora da aplicação, se tornando um material sem mais nenhuma serventia. 

Por isso, ter os cuidados necessários pode te ajudar a armazenar o produto e tê-lo disponível para utilização em outras ocasiões.

como guardar corretamente o tubo de silicone?

Um tubo de silicone pode durar muito tempo

Um tubo de silicone pode cobrir uma área de até 20 metros lineares, enquanto a sua bisnaga dura em média um metro linear. No entanto, às vezes é necessário investir em mais de um tubo de silicone para conseguir fazer a vedação de todo o ambiente, ou até mesmo pelo custo benefício de cada tamanho. 

Com isso, pode ser que mesmo utilizando um tubo de silicone em dez metros, o conteúdo que sobra ainda vai ser metade e é preciso aprender a guardar o tubo de silicone aberto para que esse material não seja descartável e possa ser utilizado em outras ocasiões, seja para uma reforma, outra construção ou até mesmo reparos decorridos de aplicações mal feitas do produto.

Por isso, se guardado da maneira correta, o silicone vai ter uma vida útil maior e possibilitar que o profissional utilize o mesmo tubo em outras situações no futuro.

Como guardar corretamente um tubo de silicone aberto?

como guardar tudo de silicone aberto?

Para guardar tubo de silicone aberto é muito simples. Você vai retirar o bico do tubo e vedar a entrada com um plástico de forma que não fique nada aberto. Depois dessa vedação, é possível colocar novamente o bico e guardar o tubo de silicone aberto como se fosse um novo lacrado.

Não é indicado que o tubo de silicone seja guardado somente com o seu bico, pois ainda assim pode ser que exista entrada de ar ou contato com o ambiente que vai endurecer o produto. Por isso, opte por colocar um plástico filme entre o tubo e seu bico para que o silicone seja guardado com segurança e possa ter utilidade no futuro.

Considere as opções de na hora de comprar o seu silicone

opções de tubo de silicone

Se você não deseja ter desperdício de material, também é possível considerar as suas opções na hora de comprar o silicone. Com isso, pode ser que você encontre tipos de silicone mais adequados para cada situação e no final tenha melhor aproveitamento do produto.

Você vai encontrar até mesmo silicones que são armazenados em bisnagas, sendo estas soluções para trabalhos menores ou vedações específicas. 

Portanto, é importante conhecer bem tanto as opções de silicone disponíveis para a sua obra, quanto a necessidade de cada ambiente, proporcionando maior economia financeira e evitando que sobre silicone a ser guardado.

Isso pode facilitar que, por exemplo, na hora de comprar o tubo de silicone tradicional que será usado em maior quantidade, você utilize somente um tubo inteiro (ao invés de dois), deixando as outras vedações por conta de silicones específicos que podem ser comprados em bisnagas e farão uma vedação mais adequada do ambiente.

De qualquer forma, sobrando ou não silicone, agora você já sabe como fazer a vedação correta para guardar o tubo de silicone aberto. Não deixe de utilizar essa dica para não desperdiçar o material que sobra. 

 

Ainda ficou alguma dúvida sobre os cuidados com o tubo de silicone para sua obra? Entre em contato conosco pelo telefone (41) 3026-0306 ou vendas@selena.com. Acompanhe também nossas redes sociais e o blog para ficar por dentro de todas as nossas dicas para a sua obra.