Qual é a melhor indicação para impermeabilizar a parede?

Existem boas soluções para impermeabilizar parede e deixar um imóvel protegido da ação de fungos, mofos e outros efeitos causados pela umidade. Os impermeabilizantes servem para criar uma camada extra de proteção na parede tanto para lugares úmidos quanto para efeitos ocasionados pela chuva em áreas externas.

Para cada situação, existe uma forma adequada de impermeabilizar a parede e proteger a sua construção. Por isso, trouxemos alguns detalhes importantes para você conhecer as opções e saber qual a melhor indicação de impermeabilização do ambiente.

Onde deve ser utilizado o impermeabilizante?

Atualmente existem impermeabilizantes de parede que podem ser utilizados em todos os ambientes, desde aqueles em que a umidade é mais presente, até em ambientes externos, como fachadas, que sofrem com a umidade do ar e efeitos da chuva.

Seja um ambiente úmido, como cozinhas, banheiros, lavanderias ou mais secos, como quartos e escritórios, tudo que estiver suscetível a ação da umidade e criação de mofo, fungos, manchas escuras deve ser impermeabilizado para garantir a conservação da construção ao longo dos anos. 

Tipos de impermeabilizantes para cada parede

Atualmente existem 4 tipos de impermeabilizantes que podem ser utilizados para impermeabilizar a parede de forma a criar uma camada extra de proteção que inibe a passagem de água e os efeitos da umidade causados pela função do ambiente ou ações do tempo. Veja quais são!

Super Chapisco Standard

É um adesivo líquido de alto desempenho, que possui melhor aderência, resistência e elasticidade das argamassa de revestimento, gesso e chapisco. 

Essa solução também ajuda na redução de fissuras e aumenta a resistência mecânica, além de poder ser aplicado em superfícies verticais e horizontais, incluindo teto. O Super Chapisco Standard também é indicado para a impermeabilizar parede externa.

Tytan 1 Standard – Aditivo de argamassa e concreto 

É um aditivo impermeabilizante feito à base de silicatos que ao entrar em contato com o cimento da estrutura, no momento da hidratação, forma cristais permanentes. Estes cristais preenchem os poros da estrutura de forma a impedir a penetração da água e promover a impermeabilidade de forma irreversível.

Este aditivo é de fácil preparação e aplicação e possui um efeito prolongado. Ele é ideal para compor a argamassa utilizada em ambientes que terão contato intenso e direto com a água. Além disso, o Tytan 1 standard não altera o tempo de pega da argamassa ou concreto, nem mesmo as suas características mecânicas. 

Aqua Protect Banheiros e Cozinhas

Este é um impermeabilizante semiflexível indicado para áreas molhadas como banheiros e cozinha. Ele é constituído por uma argamassa à base de cimento, modificada com acrílicos e aditivos que após curada, cria essa membrana semi flexível impermeabilizante e contínua. 

O Aqua Protect já vem pré dosado, ou seja, basta que o profissional retire os componentes da embalagem, faça a mistura de acordo com as indicações e aplique. Depois de aplicado, ele já libera o ambiente para uso em 48h, aumentando para 72h em casos de impermeabilização em reservatórios de água.

Indicação: áreas molhadas, internas e confinadas, incluindo reservatórios de água potável.

Aqua Protect Rodapé 

Os rodapés podem sofrer um pouco mais as ações da água, devido ao fluxo de umidade que pode ser maior nessas partes da parede. O Aqua Protect Rodapé tem as mesmas especificações do Aqua Protect cozinha e banheiro, com a exceção de que também pode ser aplicado nos rodapés.

 

As opções que mostramos são todas indicadas para impermeabilizar a parede e algumas delas podem ser interessantes para ambientes específicos. Por isso, é necessário definir a utilização de cada uma de acordo com as especificações de presença de água ou se o ambiente é interno ou externo. 

O modo de impermeabilização também pode ser diferente, pois como foi mostrado, é possível fazer a impermeabilização da parede tanto com um adesivo líquido, aditivo para argamassas ou realizando a mistura dos ingredientes da embalagem e aplicando na parede.

Ficou alguma dúvida sobre as soluções para impermeabilizar a parede? Entre em contato conosco para que possamos te ajudar a escolher a opção ideal de impermeabilizante. Não se esqueça também de nos acompanhar no Facebook e Instagram. E sempre conferir o nosso blog para ter acesso às nossas dicas.