Saiba mais sobre a importância da norma NBR 15575

Está por dentro das normas e sabe da importância do atendimento a elas? Em vigor desde 2013, a norma NBR 15575 trata do desempenho de edificações habitacionais e apresenta características indispensáveis de uma obra para o consumidor. O objetivo é prezar por:

  • Conforto;
  • Acessibilidade;
  • Higiene;
  • Estabilidade;
  • Vida útil da construção;
  • Segurança estrutural;
  • Contra incêndios.

A NBR 15575 está empenhada em atender as exigências dos usuários no decorrer dos anos, prezando pela habitabilidade e à duração da qualidade da edificação, considerando todo seu uso, não apenas a parte construtiva. Ela foi criada com o propósito de demonstrar como os produtos que são usados em uma construção se relacionam com a qualidade do imóvel no dia a dia do cliente.

Por isso, estão inseridos todos os envolvidos no processo de construção, desde a compra até a utilização: projetistas, fornecedores de material, construtores, incorporadores e clientes.

 

Mas afinal, qual a responsabilidade dos fornecedores de materiais?

Os fornecedores precisam especificar o desempenho dos produtos ou equipamentos de acordo com as normas brasileiras. Desse modo, quem está construindo ou comprando um imóvel, consegue saber sobre o desempenho e a qualidade dos materiais utilizados. 

Para quem é dono de uma loja de construção, tem a garantia em oferecer produtos adequados, de qualidade e que atendam aos requisitos da norma. Para entender melhor, se o morador ao comprar um imóvel, identificar algum problema, ele terá um critério para responsabilizar a construtora que realizou a venda do imóvel. 

A partir daí, é responsabilidade da construtora avaliar a relação de corresponsabilidade com seus fornecedores, analisando a existência de falha com erro no projeto ou o baixo desempenho de materiais.

 

Quais as consequência para os casos de não cumprimento da norma?

O não cumprimento às exigências da NBR 15575, traz como consequência ações judiciais, já que o fornecedor é vedado de disponibilizar no mercado produtos ou serviços que não atendam as normas expedidas pelos órgãos oficiais. Além disso, podemos citar como resultância:

  • Rejeição do produto
  • Indenização
  • Realização de reparos ou trocas
  • Multas
  • Reflexos na esfera criminal 

Exigências dos usuários na NBR 15575

Tratar dessas exigências é fundamental, pois a norma aborda o desempenho da edificação para o usuário. Confira os três grupos de requisitos existentes:

  • Segurança: O usuário exige a segurança estrutural contra incêndios e no uso e operação de construção.
  • Sustentabilidade: referente à durabilidade e a manutenibilidade, além dos impactos ambientais da obra. 
  • Habitabilidade: São sete requisitos do usuário. Elas são responsáveis por manter a satisfação do cliente durante a utilização do imóvel. Confira:

 

1. Estanqueidade da água

A umidade é uma das maiores fontes de formação de fungos, doenças respiratórias entre outras complicações. Por isso, a norma NBR 15575 estabelece critérios de estanqueidade nas seguintes áreas da edificação: 

  • Fachadas
  • Pisos de locais molhados
  • Coberturas
  • Instalações hidrossanitárias 
  • Outros elementos da obra que possam estar sujeitos ao uso de água

 

2. Desempenho térmico

O desempenho térmico influencia no conforto do usuário durante a realização de suas atividades diárias, além de contribuir para a economia de energia. 

Porém, a norma NBR 15575 tem o foco nos critérios de desempenho em condições naturais de insolação, ventilação e outras. Para encontrar um desempenho térmico favorável ao usuário, é preciso considerar uma condição média, de acordo com cada morador e características do imóvel. Desse modo, as características do local da obra e da própria edificação podem ser trabalhadas, obtendo a habitabilidade necessária.

 

3. Desempenho acústico

O desempenho acústico é um requisito importante de habitabilidade. Para cumprir essa exigência, é preciso evitar os ruídos gerados pela:

  • Circulação de veículos;
  • Atividades nas áreas comuns do edifício (em caso de apartamentos) Música alta;
  • Ruídos sonoros.

Desse modo, para um isolamento acústico eficiente, é necessária a adequação de alguns componentes da construção, como fachadas, coberturas, entrepisos e paredes. 

Entretanto, na norma NBR 15575, não são estabelecidos limites para a isolação acústica na própria unidade e nem critérios fixos de máxima intensidade sonora admitida para o repouso noturno.

 

4. Desempenho lumínico

A NBR 15575 estipula os níveis requeridos para iluminações naturais e artificiais. Além disso, engloba exigências de outra norma, a NBR 5413, que fala apenas de iluminações artificiais. Na NBR 15575, é apresentado medições para a luz diurna e artificial em edifícios habitacionais.

 

5. Saúde, higiene e qualidade do ar

De acordo com a norma, a construção habitacional deve ter níveis aceitáveis de material particulado em suspensão, microorganismos, bactérias e gases tóxicos. Também é preciso prover condições adequadas de salubridade aos usuários, dificultar a infiltração e contaminação e atender às regulamentações da ANVISA, Códigos Sanitários e as legislações em vigor.

 

6. Funcionalidade e acessibilidade

A funcionalidade e acessibilidade da edificação trata dos espaços suficientes para uma boa experiência do usuário. Além dos espaços dos cômodos, também podemos citar o pé-direito mínimo.

 

7. Conforto tátil e antropodinâmico

Para o conforto tátil, são estabelecidos critérios de desempenho recomendando a forma e limitando a força necessária para acionamento de trincos, torneiras e outros dispositivos, considerando a estatura das pessoas e a força física.

Já para o conforto antropodinâmico, são determinados limites quanto à deformabilidade de pisos, declividade de rampas, velocidade de elevadores, entre outros. 

 

Conclusão

Como podemos ver, a ABNT NBR 15575 trouxe ao mercado uma nova visão e demanda para as etapas da construção e sobre a forma que os produtos são usados nas edificações. Por isso, é preciso ressaltar a importância dos produtos utilizados seguirem as normas técnicas e atender totalmente ao desempenho esperado. 

A Tytan está sempre em busca do melhor para os seus clientes. Atuamos com seriedade e competência no desenvolvimento de novos produtos e soluções para o mercado da construção, sempre atentos ao atendimento das normas vigentes. 

Os nossos produtos atendem a norma NBR 15575, e ao utilizar nossos produtos, sem dúvidas você terá um excelente resultado na execução de suas obras. Entre em contato conosco pelo telefone (41) 2118-6656 ou vendas@selena.com. Acompanhe também o nosso Facebook, Instagram, YouTube e não deixe de conferir o nosso blog para ficar por dentro de dicas interessantes para seus projetos.