Saiba mais sobre as inovações em construtoras e incorporadoras

Cada vez mais são vistas inovações em construtoras a fim de melhorar a eficiência e qualidade no trabalho. Essas inovações também são responsáveis pela segurança do trabalhador e até mesmo economia de recursos, o que é tudo muito importante em um projeto de construção civil.

Pensando nisso, trouxemos alguns exemplos de inovações que já estão sendo utilizadas em construtoras e incorporadoras, a fim de melhorar o trabalho dos profissionais e entregar um melhor resultado aos clientes.

 

As vantagens de investir em inovação 

Existem muitas técnicas utilizadas na obra que são antigas e muito eficazes. No entanto, as inovações em construtoras podem ser essenciais para melhorar aquilo que já é bom ou trazer solução para alguns problemas que os profissionais passam no seu dia a dia de trabalho. 

Algumas das vantagens do investimento em inovações são:

 

  • Economia de recursos
  • Diminuição da carga de trabalho dos profissionais
  • Melhora na qualidade do serviço
  • Maior produtividade nas tarefas 
  • Diminuição do tempo nas tarefas
  • Maior segurança ao patrimônio
  • Maior segurança aos profissionais 

 

 

O desafio das inovações em construtoras

Mesmo com todas as vantagens das inovações, ainda é esperado um grande desafio para que elas possam se firmar no mercado e fazer parte do dia a dia da construção 4.0. Este desafio é a desinformação e o costume.

Quanto à desinformação, podemos dizer que muitos profissionais às vezes não têm acesso ao conhecimento e acabam por ficarem desatualizados com relação às inovações e principalmente como lidar com elas. 

Por isso, é fundamental que as construtoras e incorporadoras invistam e incentivem a qualificação para que estes profissionais fiquem atualizados.

As novas tecnologias, técnicas e inovações podem ser inseridas no dia a dia do trabalho por conta de seus benefícios. Elas podem gerar, no entanto, certa resistência por parte dos profissionais, por provocar uma mudança em algo já estabelecido como funcional e correto.

Porém, devemos reconhecer que para este desafio a solução é simples: investir em qualificar e informar, trazendo as inovações cada vez mais para a realidade do trabalhador e fazendo com que ele sinta os benefícios e facilidades do conhecimento de novas tecnologias.

 

As melhores inovações em construtoras e incorporadoras 

Logo abaixo, elencamos alguns pontos destacando algumas tecnologias que já estão presentes no cotidiano da construção civil e incorporadoras. 

 

Tecnologia Móvel e Nuvem 

Facilidade do acesso em tempo real aos dados do projeto, feito via equipamentos móveis e softwares que podem ser acessados diretamente do canteiro de obras.

 

BIM – Building Information Modeling ou Modelagem de informação da construção

É o nome de um processo 3D inteligente, baseado em um modelo que ajuda os profissionais de construção civil com informações e ferramentas que lhes permitem planejar, projetar, construir e gerenciar edificações e infraestrutura com maior eficiência.

 

Colaboração digital e informações avançadas 

Possibilidade de comunicação entre profissionais de forma remota, a fim de trocar experiências e qualificação via internet, tendo acesso assim a profissionais com conhecimento especializado nas mais diversas áreas da construção civil.

 

Materiais inovadores

Utilização de materiais cada vez mais avançados feitos com o mais alto nível de tecnologia, a fim de criar uma solução mais inteligente e segura para as tarefas da obra. 

Podemos citar um exemplo externo, como o bioconcreto inteligente ou até mesmo soluções produzidas pela Tytan, como a Espuma Ultra Rápida 70. 

A Espuma Tytan Professional para pistola Ultra Rápida 70 oferece instalação mais eficiente de portas e janelas, acelera o processo tornando-o mais econômico. 

O produto cura totalmente em 90 minutos (podendo variar de acordo com condições climáticas), o que permite a conclusão do trabalho no mesmo dia.

 

Drones 

Utilizados para monitoramento por conseguirem chegar em lugares altos e de difícil acesso, facilitando a gestão da obra para identificação de falhas e até mesmo para acompanhamento da evolução da obra.

 

Sensores Vestíveis 

Os sensores vestíveis podem ser colocados nas roupas e equipamentos de proteção, a fim de monitorar a saúde dos profissionais e identificar eventos estranhos como quedas de grandes alturas, impactos, entre outros riscos. 

Estes sensores buscam aumentar o nível de segurança no trabalho, evitando acidentes e monitorando a saúde enquanto o profissional trabalha.

 

Conclusão 

Não tem como escapar! As inovações em construtoras e a tecnologia também estão dominando os canteiros de obras e trazendo facilidades para a construção civil. 

Ficou alguma dúvida sobre o assunto ou o produto citado? Entre em contato conosco pelo telefone (41) 2118-6656 ou vendas@selena.com. Acompanhe também o nosso Facebook, Instagram, YouTube e não deixe de conferir também o nosso blog para ficar por dentro de dicas interessantes para a sua obra.