Tecnologia: ela pode ser uma grande aliada na sua obra!

Existem muitas tecnologias e materiais profissionais para obras lançados todos os anos para melhorar a qualidade das construções e ajudar a aumentar a eficiência das obras, fazendo com que haja diminuição do tempo de serviço, economia financeira e preservação do meio ambiente.

No entanto, essas tecnologias que são lançadas, raramente chegam com facilidade a todos os canteiros de obras, ficando restritas a grandes empreendimentos. 

Ainda assim, algumas tecnologias podem ser mais acessíveis e fazem toda diferença em obras menores, trazendo a tecnologia para a realidade da maioria dos profissionais da construção civil.

Pensando nisso, trouxemos algumas inovações para que profissionais possam conhecer e adotar em seus projetos e outras que devem ser tendência no futuro. 

Algumas delas talvez não sejam usadas simplesmente pela falta de conhecimento da existência, mas podem ser interessantes para melhorar a qualidade do serviço na construção civil.

 

Bioconcreto – Concreto Inteligente

Bioconcreto - Concreto Inteligente

O concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil e cada vez mais se desenvolvem estudos para melhorar a sua eficiência e resistência, trazendo mais produtividade e segurança para canteiro de obras e construções. O concreto inteligente foi criado com objetivo de curar suas próprias rachaduras, conferindo maior resistência ao material.

Também chamado de bioconcreto, ele se autopreenche pela ação de bactérias, que ficam dentro de cápsulas biodegradáveis que são misturadas no concreto molhado. Quando curado e na presença de rachaduras, a água infiltra no concreto e dissolve as cápsulas, liberando as bactérias que germinam e se alimentam de lactato, que por sua vez produzem o calcário que irá preencher as fissuras.

 

Espuma expansiva de secagem rápida

Espuma expansiva de secagem rápida

A espuma expansiva é uma alternativa já bastante utilizada para instalação de batentes de portas e janelas. Este material já é bem conhecido por alguns profissionais que há muito tempo já abandonaram a técnica de chumbamento com cimento e optaram por utilizar a espuma expansiva, obtendo assim maior praticidade, rapidez e qualidade na instalação das portas.

Sua versão de secagem rápida já deixa o serviço pronto para a etapa de acabamento em 90 minutos. Com isso, este material consegue oferecer muito mais eficiência do que as espumas convencionais ou cimento. O material é aplicado entre a alvenaria e o batente, conferindo grande fixação do material, isolamento acústico e resistência.

 

Sensores Vestíveis 

Sensores Vestíveis

Os sensores vestíveis são pequenos sensores que podem ser colocados nas roupas e equipamentos de proteção para identificar impactos e monitorar a saúde dos profissionais. Estes sensores podem subir o nível de segurança do trabalho e evitar mais acidentes que podem acontecer no canteiro de obras.

Os sensores no capacete podem avisar sobre impactos, enquanto sensores no pulso podem monitorar batimentos cardíacos e temperatura corporal. Alguns deles também podem avisar de quedas súbitas e outros incidentes mais graves que podem ser evitados por meio de um aviso prévio do sensor.

 

Drones 

Drones

Os drones estão cada vez mais presentes nas operações de trabalho em diversos setores. E na construção civil não seria diferente, pois os drones também são tendências de tecnologias e materiais profissionais para obras. 

Eles podem ajudar no monitoramento de obras, acompanhamento da evolução por meio de time lapses e muito mais. 

Sua presença pode ser ainda mais satisfatória em grandes empreendimentos, obras públicas e outras obras que necessitarem de auditorias.

O grande diferencial do drone é poder chegar onde as grandes máquinas ou profissionais não conseguem. Eles também ajudam a diminuir o custo do trabalho, uma vez que, para imagens aéreas seria necessário a presença de um helicóptero que ainda assim não conseguiria imagens tão precisas por não poder chegar tão perto.

 

Existem muitas outras tecnologias e materiais profissionais para obras que estão sendo desenvolvidas e outras que já estão sendo utilizadas na construção civil, como por exemplo: BIM, telhas solares, impressão 3D, robôs, realidade aumentada, alumínio transparente ou nanotubos de carbono. No entanto, estas são tecnologias menos acessíveis para o momento ou para pequenas obras.

Mesmo assim, é importante saber dos avanços de tecnologias e materiais profissionais para obras que podem revolucionar o setor no futuro. 

Um profissional bem informado pode incorporar estes elementos aos poucos no seu cotidiano e oferecer um serviço e conhecimento diferenciado para seus clientes.