Silicone: Qual devo escolher para minha obra?

O silicone é um ótimo material para ser utilizado em diversos ambientes onde a vedação é necessária. No entanto, cada situação exige um tipo de produto diferente por suas características particulares. Por isso, é importante ter conhecimento de qual silicone escolher para a sua obra.

Para escolher o silicone adequado para o seu projeto, é necessário analisar o tipo de superfície, se é lisa ou porosa, além de saber sobre a existência de ação da água e outras especificações do local. 

Sobre a extensão, considera-se a bisnaga para cobertura de até um metro linear, enquanto o tubo de silicone pode render cobertura de até 20 metros lineares.

Silicone para superfícies lisas 

Algumas superfícies lisas que possuem presença e ação da água, como pias, tanques, vidro, cerâmicas, alumínio, plástico e louças sanitárias precisam de um silicone que inibe essas ações. Para essas áreas, o silicone indicado é o silicone acético.

O silicone acético tem maior concentração de antimofo, que evita o escurecimento das áreas e criação de mofo, fungos e algas no local, ambos causados pela presença de água. Dentro dos modelos de silicones acéticos, é possível escolher de acordo com cada ambiente, levando em consideração as especificações de cada um.

  • Silicone acético standard (Padrão) – Cor branca
  • Silicone acético para aquários – Incolor
  • Silicone acético para altas temperaturas – Cor vermelha
  • Silicone acético de uso geral Cores – Cor branca 
  • Silicone acético de uso geral – Incolor

Existem variadas opções de silicone para que a vedação do ambiente seja feita de forma adequada. No entanto, é interessante analisar as especificações de cada um, pois alguns detalhes podem fazer toda a diferença. 

Um bom exemplo é a resistência a altas temperaturas, que aguenta até 260 graus celsius em ação permanente e 315 graus celsius em contato temporário, podendo ser interessante para sistemas de aquecimento, caldeiras, chaminés, estufas, dutos de exaustão, entre outros.

Os modelos de silicone apresentados também são resistentes a mudanças de temperatura e radiação UV, se mantendo duráveis sem perder a sua elasticidade.

Silicone para superfícies ásperas e porosas 

O silicone neutro é o mais indicado para superfícies lisas e porosas, como madeira, alvenaria, concreto, pedra, entre outros. Ele também possui ações contra algas e fungos, sendo ideal para locais com umidade elevada. 

Assim como os modelos acéticos, o silicone neutro também possui resistência à mudança de temperatura e radiação UV, não tendo suas propriedades físicas alteradas com o tempo. A diferença é que o silicone neutro possui maior aderência em superfícies lisas ou porosas. 

Também é preciso levar em conta as especificações do ambiente para aproveitar o melhor de cada material. Os modelos de silicone neutros são:

  • Silicone neutro de uso geral – Incolor
  • Silicone neutro para Portas e Janelas – Branco

O silicone neutro também não é corrosivo para metais e concreto. Em sua versão para portas e janelas, é ideal para vedação e selagem de esquadrias e batentes, com bastante resistência sem perder a sua elasticidade com o tempo.

Deu para perceber a variedade em silicones para utilização na sua obra? Atualmente temos 11 modelos diferentes, entre os quais 7 são acéticos e 4 são neutros. Isso permite que o profissional encontre o silicone ideal para cada situação ao conhecer todas as opções disponíveis. 

Além disso, os modelos de silicone possuem alta durabilidade e qualidade, sendo resistentes a mudanças do ambiente e oferecendo o melhor de suas propriedades. Ainda ficou alguma dúvida sobre qual silicone escolher para sua obra? Entre em contato conosco pelo telefone (41) 3026-0306 ou vendas@selena.com. Acompanhe também o nosso Facebook e Instagram, e não deixe de sempre conferir o nosso blog para ficar por dentro de várias dicas para a sua obra.