Vai impermeabilizar sua laje? Veja 5 erros que você não pode cometer

Na obra, parte essencial do projeto é aprender a impermeabilizar sua laje sem cometer erros. Não fazer a correta impermeabilização da laje pode trazer danos estruturais que comprometem a edificação, além de outros incômodos como crescimento de fungos e mofo, danos estéticos e muito mais.

 

Nessa etapa da construção, muitos profissionais podem cometer erros por falta de informação ou por acreditarem que certas atitudes não são necessárias. 

 

Por isso, vamos falar um pouco mais sobre as atitudes que você deve ter ao impermeabilizar sua laje para garantir maior segurança e qualidade no trabalho.

 

Escolher um impermeabilizante incompatível

 

É preciso que você leve em conta todas as necessidades do projeto e da edificação para impermeabilizar sua laje. Existem muitos impermeabilizantes no mercado, mas nem todos eles são indicados para laje. Por isso, conhecer bem suas opções, pode ser essencial para fazer a impermeabilização correta da laje.

 

Na Tytan, o produto ideal para impermeabilização de lajes é o Aqua Protect Lajes. Ele é um produto formulado com emulsão acrílica pura, com alto poder de alongamento. Após sua secagem, ele forma uma membrana flexível, elástica, impermeável, contínua e de alta performance. Veja abaixo mais alguns dos benefícios deste produto.

 

  • Pronto para uso e de fácil aplicação
  • Resistente a pressões positivas
  • Pode ser aplicado somente sobre substratos cimentícios
  • Total resistência à passagem de água
  • Mantém a laje isenta de fungos e bactérias
  • Pode ficar exposto ao sol e chuva

 

Impermeabilizar sua laje não seguindo as instruções do produto escolhido

 

Após escolher o produto adequado para impermeabilização da sua laje é preciso que você conheça mais sobre ele para fazer a correta aplicação. Muitos produtos são feitos com especificações que te ajudam a ter uma melhor experiência, eficiência e economia.

 

Por isso, é necessário conhecer mais sobre o produto que você está utilizando, pesquisando mais sobre a sua marca, modo de utilizar e até mesmo se informar com profissionais que utilizam o mesmo produto na impermeabilização de lajes.

 

Na Tytan, por exemplo, cada produto é feito com o mais alto nível de tecnologia, o que traz muitos benefícios em cada trabalho no canteiro de obras em que você escolher usar um produto Tytan. 

 

Por isso, recomendamos que, se você escolher um produto Tytan, procure saber mais sobre os benefícios que ele pode trazer ao seu trabalho, como melhor usabilidade, economia e qualidade. Leia atentamente a embalagem do produto, nela você encontrará todas as informações descritas de forma simples e clara. Baixe nosso Ebook Gratuito sobre impermeabilização e se torne especialista no assunto.

 

Não fazer o correto nivelamento e caimento 

 

Se você não faz o correto nivelamento da laje e caimento do contrapiso, pode ser que a água fique acumulada e cause infiltrações na laje. Mesmo que o produto impermeabilizante seja muito bom, é fundamental que não haja acúmulo de água causado pela má qualidade do nivelamento e do caimento do contrapiso.

 

Em adição a isso, também é preciso ressaltar a importância dos sistemas de drenagem para que a água tenha seu fluxo e não fique acumulada. A combinação do correto caimento e nivelamento com o sistema de drenagem adequado evita que o impermeabilizante tenha que fazer hora extra.

 

Impermeabilizar em condições climáticas inadequadas

 

Evite que a impermeabilização seja feita em condições climáticas inadequadas, como dias de chuva, por exemplo. A umidade logo no momento da impermeabilização pode interferir no resultado final, a depender também das características do produto escolhido.

 

Por isso, espere as condições climáticas favoráveis e veja também sobre o processo de cura do contrapiso antes de fazer a impermeabilização.

 

Não fazer teste de estanqueidade

 

O teste de estanqueidade é o teste feito após a impermeabilização da laje para encontrar falhas no processo. 

 

Fazer o teste da maneira correta é garantir que a impermeabilização da laje atingiu a excelência e que a edificação não terá problemas decorrentes da passagem de água no futuro. 

 

Por isso, procure saber como fazer o teste de estanqueidade de acordo com as normas da NBR 9574.

 

Ficou alguma dúvida sobre os processos e produtos citados? Se precisar sanar alguma dúvida, entre em contato conosco pelo telefone (41) 2118-6656 ou vendas@selena.com

Acompanhe o nosso Facebook, Instagram, YouTube e não deixe de conferir também o nosso blog para ficar por dentro de dicas interessantes para a sua obra.